sábado, 25 de agosto de 2012

O Reformador do Mundo


"Fui convidado a me retirar
Do clube dos que não acreditam
Perdi meu direito a comparecer
Nas reuniões de quem só reclama." 
- Suicídio ao Contrário, Tópaz - 

Tão cômodo ficar reclamando das coisas e das pessoas como se tudo fosse ao contrário do que deveria ser. Ou de como a gente acha que deveria ser. 
Sabe qual o erro nessa história? A comparação recorrente da nossa vida com a vida das outras pessoas. O vizinho passa menos dificuldades do que nós e por isso é um FDP, filhinho de papai, privilegiado, nasceu com a bunda virada pra Lua. "Tudo na vida dele dá certo e pra mim as coisas sempre dão errado? Será que eu servi Nova Schin na Santa Ceia? Só pode!". Ou o cara é um sofredor, coitado, comeu o pão que o diabo amassou, mas pobrezinho, não tem culpa do que acontece com ele, é mais uma vítima desse mundo cruel e da sociedade falida. "E por isso, eu tenho que me conformar com a vida que eu tenho, podia ser pior né?"

Quando se fala em "vitimização", a tendência é pensar que é sempre do outro, que se faz de miserável pra não assumir a culpa. Mas não. Mesmo sem perceber acabamos vitimizando as outras pessoas também para nos sentirmos melhor com a nossa vida que, talvez não seja do jeito que queremos, mas também não é tão ruim quanto à do carinha ali. E conformismo também é uma forma de reclamação. Meia-reclamação na verdade. Tu começa: "Nossa isso não tá legal, queria que fosse diferente...melhor não, vai que estraga tudo? E prefiro que as coisas continuem do jeito que são, do que mudem pra pior." Tu para no meio da frase, mas por dentro grita e anseia pra que algo aconteça, sem mover um dedo pra isso (comofaz?).

O mundo é aquilo que ele é, porque nós fazemos dele o que ele é. O meu mundo e o teu mundo também. Muda é a forma como cada um enxerga ele. E formas de visão,vish! Tem tantas...

Tem gente míope, que precisa que as coisas estejam bem na sua frente pra poder ver bem, porque se estiverem longe, perde totalmente o foco. E aqueles com astigmatismo, que não enxergam um palmo na frente  do seu nariz, mas conseguem analisar muito bem as coisas à distância. Não podemos esquecer de quem sofre de catarata, que piora todos os ângulos de observação. Citei os mais populares até aí, mas existem mais. E nem um que venha à ser citado será pior do que o cego. O cego não enxerga mal, ele simplesmente não consegue fazer isso, independente da distância.  Lembrando que estou excluindo os casos de deficiência visual, falo é daquele que consegue ver, mas não enxergar. E esse é o tipo mais terrível de cegueira. 

Poderia muito bem citar o Saramago aqui nesse texto, pra ficar CUlt. Mas sabe o que me vem à mente quando penso nesse assunto? O "Reformador do Mundo", uma fábula do Monteiro Lobato, que eu lembro ter aprendido nas séries iniciais e que nunca, nunca mais esqueci. Ela falava sobre o Américo Pisca-Pisca: 

"Américo Pisca-Pisca tinha o hábito de pôr defeito em todas as coisas. O mundo para ele estaria errado e a natureza só fazia asneira.
- Asneira , Américo?
- Pois então?... Aqui mesmo, neste pomar, você tem a prova disso. Ali está uma jabuticabeira enorme sustentando frutas pequeninas, e lá adiante vejo uma colossal abóbora, presa ao caule de uma planta rasteira. Não era lógico que fosse justamente o contrário? Se as coisas tivessem de ser reorganizadas por mim, eu trocaria as bolas, passando as jabuticabeiras para a aboboreira e as abóboras para a jabuticabeira. Não tenho razão?
Assim discorrendo, Américo provou que tudo estava errado e só ele era capaz de dispor com inteligência o mundo."


Então, nosso querido amigo resolve se encostar à sombra da tal jabuticabeira "toda errada" pra tirar uma soneca. Enquanto o bobão sonha com um planeta perfeito, uma jabuticaba cai em cima do nariz dele. Aí a criatura acorda pra vida e percebe que talvez as coisas não sejam tão ruins, seguindo sua vida à piscar, agora reclamando menos e agindo mais. 

Moral da Estória 1: Para de reclamar das coisas que tu não pode mudar e te concentra naquelas que tu pode (as que vão realmente acrescentar alguma coisa e melhorar a tua vida). 

Moral da Estória 2: Quem muito espera as jabuticabas caírem em cima do nariz pra cair na real, pode acabar levando uma ABOBORADA na cabeça. 

E agora eu vou parar de reclamar de quem reclama e me fazer feliz com uma enorme xícara de café. É pouco? É. Mas me faz feliz. 





Nenhum comentário: